Falha na Endodontia: Retratamento
Wilhelm Pertot
Os diferentes estudos sobre a qualidade do tratamento endodôntico indicam que mais de 50% dos tratamentos realizados na prática habitual por médicos de clínica geral são inadequados. Por conseguinte, o conhecimento das técnicas de retratamento é muito importante, dado que este procedimento é cada vez mais requente na prática diária.

A primeira parte da palestra irá discutir as indicações do retratamento endodôntico, bem como os fatores clínicos previsíveis para obter sucesso.

A segunda parte da palestra irá exibir os passos individuais do procedimento de retratamento, que incluem a remoção de todas as restaurações coronais para obter acesso à câmara pulpar, a remoção de postes cimentados, moldados ou ligados; a localização dos canais anteriormente perdidos; desobstrução do canal radicular de todos os materiais (cones prateados, pastas endodônticas, gutta-percha ou instrumentos fragmentados) e por fim o desvio de bordos anteriores para obter acesso à extensão total do canal.

Os diferentes procedimentos clínicos serão discutidos apresentando situações clinicas distintas, com raios X, imagens e vídeos.