Trabalho artesanal e CAD-CAM, é possível?
Ferran Llansana e Manuel Mínguez
Num momento em que a Odontologia Digital parecia ser apenas a fotografia digital e o mais que conhecido Digital Smile Design, eis que surge na nossa prática diária a incorporação do scanner intraoral e chega a Odontologia Digital Real.

Esta ferramenta permite à equipa dentista / técnico de prótese dentária iniciar o workflow digital de forma absolutamente virtual, suprimindo a moldagem convencional e a posterior digitalização do modelo no laboratório, com os pequenos erros que isto implica.

Neste conceito de workflow digital, não devemos cair no erro de realizá-lo mais rapidamente e/ou de forma menos meticulosa. Por isso, durante a nossa palestra, apresentámos os nossos protocolos de trabalho dando um destaque especial ao aproveitamento de todos os conceitos clássicos da prótese dentária. Sem perder estes fundamentos, apoiamo-nos nas novas tecnologias digitais para facilitar a comunicação e a transmissão de informação, a previsibilidade no resultado e a maior precisão de ajuste.  Logo que isto seja alcançado, aproveitamos também a agilidade e a velocidade proporcionadas para avançar e melhorar a qualidade do atendimento aos nossos pacientes.